Luz Intensa Pulsada

É um dos procedimentos mais usados no mundo para o REJUVENESCIMENTO DA PELE. Quando é aplicada na pele,promove um rejuvenescimento global melhorando as rugas finas,manchas e a textura da pele. É indicada também para o tratamento de olheiras, lesões vasculares (telangiectasias), é coadjuvante no tratamento de rosácea ,acne e também no FOTOENVELHECIMENTO do colo e pescoço.

A Luz Intensa Pulsada (LIP) é uma tecnologia que emite uma luz de alta intensidade com diferentes comprimentos de ondas, atingindo vários tipos de alvo (cromófaros), por isso pode ser utilizada para vários tipos de tratamentos como descrito anteriormente. É um procedimento que melhora o viço e traz vida para a pele através da remodulação do colágeno.

• Indicações de Luz Pulsada
– Rejuvenescimento da pele: há um aumento da síntese de colágeno e elastina, reduzindo as rugas finas, e flacidez facial. Traz viço e melhor textura para a pele reduzindo também os poros dilatados.
– Tratamento de Poiquilodermia: deixa a pele do pescoço e colo mais uniforme, havendo assim um clareamento da mesma.
– Tratamento de Telangiectasias: vasinhos fininhos (principalmente na face e nariz).
– Tratamento de Melanoses e manchas de fotoenvelhecimento: melanoses solares são manchas pequenas e escuras(amarronzadas),geralmente encontradas na face,dorso das mãos e antebraço.Antes do tratamento é realizado uma avaliação das manchas para a melhor conduta de tratamento.
– Tratamento de efélides: comumente chamadas de sardas.
– Tratamento de acne: trata abaixo da superfície da pele estimulando a produção de substancias químicas naturais que eliminaram as bactérias causadoras da acne.

• Tratamento: Após ter sido feita uma avaliação prévia da pele, a mesma deverá ser limpa removendo os resíduos de maquiagem e filtro solar, aplica-se uma camada de gel gelado na área a ser tratada e após a colocação de um óculos protetor, aplica-se a luz pulsada através de disparos dos pulsos sobre a pele. A pele fica avermelhada e pode ficar com leve ardor durante uns 30 minutos após o procedimento (esse e um efeito esperado e normal). O procedimento é considerado indolor pela maioria dos pacientes.
O paciente pode retornar as suas atividades normais logo após o procedimento.
Recomenda-se o uso do filtro solar a cada 3 horas durante todo o tratamento.

• N° de sessões no tratamento de Luz Pulsada: O número de sessões varia de um paciente para outro e depende também da condição em que se encontra a pele a ser tratada (média de 4 sessões).

• Tempo de duração de cada sessão de Luz Pulsada: É variável, depende da área a ser tratada, (média de 40 minutos).

• Intervalo entre as sessões de Luz Pulsada: 30 dias em média

• Contra indicações para aplicação de Luz Pulsada:
– Peles bronzeadas;
– Grávidas;
– Herpes ativa;
– Lesões na área tratada;
– Doenças de pele contagiosa;
– Epilepsia;
– Uso de isotretinoína;
– História previa ou atual de cancêr de pele;
– Paciente com doenças fotossensíveis, ou em uso de medicamentos que reagem com o sol.

· Preparo da pele para aplicação de Luz Pulsada: O uso regular do filtro solar com FPS mínimo de 30 é indispensável antes e após o procedimento. A área a ser tratada com a Luz Pulsada não deve estar bronzeado por 30 dias antes do procedimento e entre os intervalos das sessões. Em algumas pacientes usa-se cremes clareadores por algumas semanas antes do procedimento, (esta necessidade será avaliada em uma consulta prévia).

· Pós-procedimento de Luz Pulsada: Após a aplicação da Luz Pulsada a pele fica levemente avermelhada, voltando ao normal em questão de horas. Compressas geladas e creme específico são aplicados para aliviar os sintomas. Geralmente os pacientes voltam ás suas atividades diárias normalmente após a sessão. Quando a luz pulsada é utilizada para tratamento de melanoses solares, acorre um escurecimento dessas lesões que dura em torno de 8 a 15 dias e em seguida um clareamento das mesmas.