[cssmenumaker id="560"]

Drenagem Linfática

A drenagem linfática é um tipo de massagem corporal feita com as mãos ou com aparelhos próprios que ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo, facilitando o tratamento da celulite, inchaço ou linfedema, além de poder ser utilizada no pós-operatório de cirurgia plástica.

Além disso, a drenagem linfática ajuda no emagrecimento diminuindo o inchaço corporal e ao adelgaçar a forma, sendo que se obtêm melhores resultados quando é feita por um profissional especializado em clínicas.  A drenagem linfática deve ser feita sempre em direção às ínguas e aplicando apenas uma ligeira pressão com as duas mãos sobre a pele, pois o excesso de pressão pode inibir a circulação linfática e a drenagem deixa de ter resultados.

A drenagem linfática apresenta resultados satisfatórios, pois os líquidos que causam inchaço e celulite são redirecionados para o sangue, filtrados pelos rins e posteriormente eliminados do corpo através da urina. No entanto, os resultados são mais facilmente visíveis quando se associa uma alimentação saudável e a prática regular de exercício físico.

 

Alguns dos efeitos positivos:

  • Melhor oxigenação;
  • Melhora da defesa e da ação anti-inflamatória;
  • umento do potencial reparador;
  • Dinamização de todos os processos catalisadores de uma boa cicatrização. 

Destaca-se também a contraindicação: Infecções agudas; insuficiência cardíaca descompensada; flebites; tromboses; tromboflebites; síndrome seno carotídeo;  hipertensão; certos tipos de afecções da pele; câncer, asma brônquica e bronquite asmática; hipertireoidismo; parte do corpo inchada, dolorida, avermelhada, sensação de mal-estar.


 

Dúvidas mais frequentes sobre a drenagem:

 

  • Qual é o número mínimo de sessões para a drenagem linfática surtir efeito?

Depende muito das alterações que cada um apresenta, não há limite mínimo ou máximo para este procedimento. Se a paciente tiver edema leve, por exemplo, ela verá melhora dessa alteração com poucas sessões.

 

  •      Grávidas podem fazer drenagem linfática?

Sim, pois ajuda muito na circulação sanguínea e linfática das pernas, melhorando o inchaço local.

 

  • É normal sentir dor durante a Drenagem Linfática?

Não. A finalidade da drenagem é coletar os líquidos acumulados entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los se movimentar para que sejam eliminados.

A massagem deve ser rítmica, sem muita pressão, uma vez que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto. A idéia é que ela seja inclusive relaxante, causando bem-estar. O que acontece é que os locais com inflamação ou cicatrizes recentes podem estar mais sensíveis e causar um pouco de desconforto em alguns momentos.