Celulite

  • O que é celulite?

A celulite é “um termo coloquial para depósito de gordura e tecido fibroso causando irregularidades na pele que está por cima”; encontrando-se usualmente nas nádegas e partes posteriores das coxas. Caracteriza-se principalmente por ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja. Embora alvo da indústria da estética e da preocupação de muitas mulheres, a celulite não caracteriza doença, sendo uma forma natural de o organismo armazenar gordura superficial. Faz-se presente no corpo da maioria das mulheres (70% a 80%), e mesmo mulheres magras as têm com frequência.

 

  • Causas da celulite

A celulite apresenta característica fenotípica resultante, sobretudo de influência genética, com uma pequena parcela atrelada a influências ambientais.  O tecido adiposo por si é um tecido frouxo, que requer a presença de tecido fibroso para ser sustentado. Em cerca de 1/4 da população feminina, esse tecido estende-se no meio e por sobre o tecido adiposo formando firmes tranças e dispondo a camada gordurosa em estratos, o que resulta em uma aparência externa lisa. Nos 3/4 restantes, o tecido adiposo naturalmente não se encontra tão tencionado pelas fibras, e distribui-se de forma não estratificada em torno dessas. O resultado é a celulite.

Outros fatores como o excesso de peso, o sedentarismo e o cigarro, estão em primeiro no ranking dos fatores que mais causam a celulite, seguidos por stress, baixa ingestão de líquidos e consumo de álcool.

Todos esses fatores associados ao fator principal que é a falta de uma alimentação correta causam a celulite na sua forma mais agressiva, deixando a pele com aspecto horrível e sem saúde.

 

Saiba mais